Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Outras Notícias > Centro de Instrução de Operações Especiais comemora seu 20º aniversário de criação
Início do conteúdo da página

Centro de Instrução de Operações Especiais comemora seu 20º aniversário de criação

Published: Friday, 22 July 2022 23:35 | Last Updated: Friday, 22 July 2022 23:55 | Hits: 419

   Niterói (RJ) - Na manhã do dia 22 de julho de 2022, no Forte Imbuhy - Niterói / RJ, foi realizada a cerimônia em comemoração aos 20 anos de criação do Centro de Instrução de Operações Especiais, Centro de Instrução Coronel Gilberto Antônio Azevedo e Silva, Berço das Operações Especiais.

   A atividade foi presidida pelo Gen Div Kleber Nunes de Vasconcellos, Comandante da 1ª Divisão de Exército e da Guarnição da Vila Militar, e  contou com a presença das seguintes autoridades: Gen Bda Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, Diretor de Educação Técnica Militar, Gen Bda Ricardo Luiz da Cunha Rabêlo, Comandante do Grupamento de Unidades Escola - 9ª Brigada de Infantaria Motorizada e eterno Comandante do CIOpEsp, e Gen Bda Fabiano Lima de Carvalho, Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército e da Guarnição de Niterói. Além destes, compareceram ao evento os pioneiros das Operações Especias Gen Bda Iran de Carvalho (OE 03) e Cel Paulo Filgueiras Tavares (OE 02), militares da ativa e da reserva do Exército, Marinha e Aeronáutica, e personalidades de instituições civis.

   Durante o marcante evento, foram entregues Diplomas de AMIGO do C I Op Esp a personalidades e instituições, os quais, através de seus esforços e desprendimento, apoiam as diversas missões realizadas por este Centro de Instrução. Ademais, foram realizadas homenagens ao eterno Cmt do CIOpEsp, Gen Rabêlo, ao Cel Nilton Gomes Rolim Filho, ex-integrante da OM e atual Vice-Presidente da Comissão de Desportos do Exército e, também, foi entregue a premiação ao vencedor da Prova General Milton Sils, executada no âmbito dos Cabos e Soldados paraquedistas do C I Op Esp, e constituída de corrida de 1000 metros com armamento, arrasto de pneu por 100 metros, repetições máximas de flexão na barra fixa, flexão de braços e abdominal.

   Antecedendo a data festiva, ao longo da semana de celebração pelo vigésimo aniversário da OM, em forma de congraçamento, os militares do C I Op Esp tiveram a oportunidade de participar de diversas competições, quais sejam: cabo de guerra, revezamento com fuzil, tiro, vôlei de praia e a já mencionada prova Gen Milton Sils.

   O Núcleo do C I Op Esp foi criado por intermédio da Portaria do Comandante do Exército nº 344, 22 de julho de 2002. No ano seguinte, em 4 de setembro, a Portaria nº 499, também do Comandante do Exército, transformou o Núcleo em Centro de Instrução de Operações Especiais, determinando que fosse implantado, no Camboatá, localizado no bairro Deodoro, Rio de Janeiro-RJ, a partir de 1º de janeiro de 2004. Nesse local, o Berço das Operações Especiais permaneceu até 2011, ano em que a Unidade foi transferida e passou a ocupar o Forte Imbuhy, em Niterói-RJ.

   Durante toda a sua história, o C I Op Esp buscou atender com o máximo de excelência e qualidade sua missão precípua: formar os recursos humanos para o Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro. Neste contexto, são realizados anualmente um Curso de Ações de Comandos, um Curso de Forças Especiais, três Estágios de Mergulho a Ar e Resgate, um Estágio de Mergulho a Oxigênio, um Estágio de Caçador de Operações Especiais, todos para Oficiais e Sargentos, e um Treinamento Específico de Mergulho a Ar e Resgate, sendo este último destinado a Cabos e Soldados.

Comandos! Força! Brasil!

CIOpEsp - forjando para o presente, educando para o futuro!

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página