Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Outras Notícias > Credenciamento anual do CIOpEsp como Escola de Mergulho do Exército Brasileiro
Início do conteúdo da página

Credenciamento anual do CIOpEsp como Escola de Mergulho do Exército Brasileiro

Published: Wednesday, 30 March 2022 08:07 | Last Updated: Wednesday, 30 March 2022 08:07 | Hits: 404

     Niterói (RJ) – No dia vinte e quatro de março do corrente ano, o Centro de Instruções de Operações Especiais, Escola de Mergulho do Exército Brasileiro, recebeu a visita da comitiva de inspeção da Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil.

     A DPC tem como missão representar a Autoridade Marítima no que tange à normatização e à fiscalização dos assuntos ligados à Segurança da Navegação, à Marinha Mercante, ao Ensino Profissional Marítimo e à Prevenção da Poluição Hídrica causada por embarcações, a fim de contribuir para o desenvolvimento do Poder Marítimo.

     O CIOpEsp é, por sua vez, de acordo com a Portaria número 326, de 28 de agosto de 2017, do Estado Maior do Exército, a Escola de Mergulho do Exército Brasileiro, e, por isso, é submetido anualmente à inspeção de credenciamento da DPC.

     Atualmente, o CIOpEsp é a OM responsável pela formação dos mergulhadores que ocupam os claros de todas as Organizações Militares Especiais de Mergulho (OMEM) do EB. Essas OMEM são, dentre outras, os Batalhões de Engenharia de Combate, os Centros de Instrução que possuem, em seus cursos, atividades aquáticas que demandam mergulhadores, unidades da Brigada de Infantaria Pára-quedista e do Comando de Operações Especiais.

     Para a formação desses mergulhadores são ministrados: O Treinamento Específico de Mergulho a Ar e Resgate (TEMAR), que tem duração de duas semanas e público-alvo cabos e soldados das OMEM do EB, capacitando-os a realizarem mergulho autônomo a ar comprimido até 39 metros; o Estágio de Mergulho a Ar e Resgate (EMAR), com duração de quatro semanas e público-alvo oficiais e sargentos das OMEM do EB e militares das Forças Auxiliares de Segurança Pública, capacitando-os a planejar, coordenar e executar mergulho autônomo a ar comprimido até 39 metros; e o Estágio de Mergulho a Oxigênio para as Operações Especiais (EMOX), com duração de cinco semanas e público-alvo oficiais e sargentos do Comando de Operações Especiais, capacitando-os a integrar frações de mergulho de combate do 1° Batalhão de Forças Especiais.

     Os Capitães de Mar e Guerra (CMG) Vicente e Roberto Martins, acompanhados pelo Suboficial (SO) Nilberto, visitaram as instalações da Seção de Mergulho do CIOpEsp e tiveram acesso à Estação de Recarga de Ar Comprimido, à Estação de Recarga de Oxigênio, à Reserva de Material de Mergulho, à Sala de Aprestamento de Mergulho e à Garagem Náutica.

     A comitiva da DPC homologou o Credenciamento Anual de Escola de Mergulho do CIOpEsp, que caracteriza este Centro como Escola Militar de Mergulho, única no Exército Brasileiro. Durante sua visita, os inspetores ressaltaram, ainda, o excelente estado de apresentação das instalações e dos equipamentos, além de elogiarem a didática da documentação de ensino, os currículos dos instrutores e a carga horária dos estágios de mergulho ministrados no CIOpEsp.

Fotos: Sd Danilo

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página