Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Outras Notícias > Centro de Instrução de Operações Especiais capacita 4 novos mergulhadores de Operações Especiais
Início do conteúdo da página

Centro de Instrução de Operações Especiais capacita 4 novos mergulhadores de Operações Especiais

Publicado: Sexta, 27 de Novembro de 2020, 17h39 | Última atualização em Sexta, 27 de Novembro de 2020, 17h40 | Acessos: 290

No dia 25 de novembro, na Restinga da Marambaia, localizada em Mangaratiba-RJ, aconteceu a missão final do Estágio de Mergulho a Oxigênio para Operações Especiais (EMOX), conduzido pelo Centro de Instrução de Operações Especiais, atual Escola de Mergulho do Exército Brasileiro.

De acordo com a Portaria 150 EME, de 11 de abril de 2017, o EMOX tem  o objetivo de complementar a qualificação de militares para ocuparem cargos e desempenharem as funções de mergulhador de combate no contexto das operações militares. Atendendo a esse objetivo, o CIOpEsp capacitou dois oficiais e dois sargentos do 1º Batalhão de Forças Especiais a planejar e executar mergulho autônomo com oxigênio empregando equipamento de circuito fechado no contexto de uma Operação Especial (Competência Principal do Estágio).

Para atingir esses objetivos, durante as cinco semanas de instrução, o estagiário desenvolve as seguintes capacitações físicas: natação livre, natação com equipamento de circuito fechado, apeia estática e dinâmica e exercícios de aquacidade. Além disso adquirire conhecimentos com o aprimoramento de habilidades e atitudes referentes ao funcionamento, manutenção e inspeção de equipamento de mergulho de circuito fechado, deslocamento aquático e navegação submersa, técnicas operacionais de mergulho de combate, demolições subaquáticas, armamento, munição e tiro, saúde e primeiros socorros.

O EMOX contou com a cooperação do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché (CIAMA), da Marinha do Brasil, que cedeu suas instalações para realização de atividades em ambiente aquático controlado e do Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil (GRUMEC), que apoiou com instruções de Mergulho de Combate.

Tendo como público-alvo os militares integrantes de Organizações Militares do Comando de Operações Especiais possuidores do Curso de Ações de Comandos (CAC) e do Estágio de Mergulho a Ar e Resgate (EMAR), o EMOX forma os únicos militares do Exército Brasileiro aptos a realizarem atividades de Mergulho de Combate.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página