Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Outras Notícias > DAC realiza atividade conjunta com Curso de Forças Especiais
Início do conteúdo da página

DAC realiza atividade conjunta com Curso de Forças Especiais

Publicado: Quarta, 28 de Outubro de 2020, 11h49 | Última atualização em Quarta, 28 de Outubro de 2020, 11h53 | Acessos: 157

Niterói-RJ - O Destacamento de Ações de Comandos (DAC), do 1° Batalhão de Ações de Comandos (1° BAC), que possui sede em Goiânia, estado de Goiás, cumpriu na madrugada desta terça-feira, dia 22, uma missão no interior de Restinga Sêca. A ação integra a Operação Soturno Negro que é desenvolvida pelo Exército Brasileiro na Quarta Colônia de Imigração Italiana, na Região Central do Rio Grande do Sul, dentro de uma das etapas do Curso de Forças Especiais realizado pelo Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOpEsp) com sede em Niterói-RJ.

       A infiltração na área do teatro de operações ocorreu no início da noite de segunda-feira, dia 21, por meio da aeronave C-95 Bandeirante da Força Aérea Brasileira (FAB), onde os militares realizaram o salto de paraquedas na Zona de Lançamento (ZL) na localidade de São José, interior de Restinga Sêca. Participou da ação o Destacamento de Forças Especiais, com alunos de Forças Especiais, que realizaram o balizamento para o salto.

       De posse do levantamento de alvos estratégicos repassados pelos alunos do curso de Forças Especiais, o DAC realizou deslocamento até a localidade de São Miguel, o qual tinha por objetivo, através de uma incursão pela retaguarda, neutralizar a força inimiga que estava realizando a segurança junto ao aeródromo da Bolzaer Aviação Agrícola. Na ocasião ocorreu de forma simulada uma ação direta de destruição da torre de controle e de aeronaves em solo. Atividade contou com o apoio de duas aeronaves UH-60 Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB), da Ala 4 de Santa Maria.

       A ação realizada pelo DAC remonta as missões executadas pelo Serviço Aéreo Especial do Exército Britânico, em inglês Special Air Service (SAS), durante a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945). A época, equipes menores de militares atuavam no terreno, atrás da linha dos inimigos, com o objetivo de destruir aeronaves em solo, pontos de abastecimento, torre de controle, entre outros alvos.

Texto e fotos: Norton Avila - MTb 14.269

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página