Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Niterói

Publicado: Terça, 28 de Abril de 2015, 09h15 | Última atualização em Domingo, 08 de Janeiro de 2017, 12h04 | Acessos: 5237

Niterói ("porto sinuoso" ou "água que se esconde" no idioma tupi) 

 

Niterói é um município do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil, com população estimada em 487.327 habitantes (2010) e uma área de 129,3 km². Integra a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e ostenta o mais elevado índice de desenvolvimento humano entre as cidades fluminenses. Foi capital estadual até a fusão entre os Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara em 1975. Está a 10,9 km da cidade do Rio de Janeiro e seus principais acessos rodoviários são a Ponte Rio–Niterói e Avenida do Contorno, ambas trechos da BR-101, a Alameda São Boaventura, trecho urbano da RJ-104, a Avenida Everton Xavier, trecho urbano da RJ-108. Também se pode chegar à cidade por meio das linhas de ferry conhecidas como Barcas.

A cidade de Niterói é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do estado do Rio de Janeiro, sendo a 12ª entre as 100 melhores cidades brasileiras para negócios . Niterói vem registrando um alto índice de investimentos na cidade, principalmente imobiliários e comerciários, advindos tanto da herança de ter sido, até a metade da década de 1970, a capital estadual, como por sua proximidade geográfica com a cidade do Rio de Janeiro, e pelo intenso desenvolvimento das atividades de exploração de petróleo offshore na Bacia de Santos e na Bacia de Campos. Escritórios de serviços especializados, hospitais, universidades, museus, grandes redes de supermercados, shopping-centers, agências de automóveis, bares, restaurantes etc. proporcionam muitas opções de entretenimento e prestação de serviços às famílias e às pessoas. Ao mesmo tempo, o município está absorvendo uma série de investimentos industriais importantes nos setores ligados à cadeia produtiva de petróleo e gás. Destaca-se a reinauguração de estaleiros, com a reforma e a manutenção de plataformas e estruturas off-shore, além da construção de embarcações para o transporte de passageiros.

Niterói possui o melhor índice de desenvolvimento humano do Estado e o terceiro do país de acordo com estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas em junho de 2011, que também classificou Niterói como "a cidade com população mais rica do Brasil", por possuir 30,7 por cento dela inserida na classe A. Considerando as classes A e B, Niterói também aparece em primeiro lugar, com 42,9% de sua população inserida nessas classes. Está entre as cidades mais alfabetizadas do Brasil, além de apresentar a menor incidência de pobreza, a população com maior renda mensal per capita e o maior índice de longevidade municipal do Estado do Rio de Janeiro.

Niterói é a segunda cidade do mundo, superada apenas por Brasília, com a maior quantidade de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Em terrenos à beira-mar, foi erguido um complexo arquitetônico de arte e cultura de caráter popular com edificações como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói formam, ao longo da orla, o Caminho Niemeyer. Composto por sete equipamentos urbanos, o Caminho abriga o Centro de Memória Roberto Silveira, a Fundação Oscar Niemeyer e o Teatro Popular de Niterói. Ele continua pela orla da Baía de Guanabara, passando pela Praça Juscelino Kubitschek, o Museu Petrobras de Cinema até chegar ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

 

Ônibus

O serviço de ônibus urbanos consiste no único meio de transporte público da cidade de Niterói. Há pouco menos de cinquenta linhas em atividade, todas operadas por empresas particulares. A maior parte das linhas de ônibus municipais têm ponto final no Centro de Niterói (no Terminal Rodoviário João Goulart), ou passam pelo Centro de Niterói.

 

Transporte marítimo

A travessia marítima entre Niterói e o município do Rio de Janeiro é feita por duas rotas, ambas tendo como destino a estação carioca da Praça 15 de Novembro. As estações, em Niterói, localizam-se na Praça Araribóia, no Centro e no bairro das Charitas.

A travessia entre a Praça Araribóia e a Praça 15 de Novembro é feita por barcas de grande porte e catamarãs, com capacidade para até 2 000 passageiros, num trajeto que dura entre 12 e vinte minutos.

A travessia entre a estação de Charitas e a da Praça 15 de Novembro é feita por catamarãs de pequeno porte, sendo esse serviço considerado transporte seletivo.

 

Turismo

Niterói é a terceira cidade que mais recebe turistas do Estado do Rio de Janeiro, atrás apenas da capital e de Búzios. A cidade atrai basicamente pelos seus centros culturais e históricos e pelas sua praias oceânicas. Paralelamente, a rede de hotelaria da cidade é bem restrita. Isso se dá pelo fato de que a maioria dos turistas vem a Niterói como uma extensão ao passeio pela cidade do Rio, ou seja, passam apenas um ou dois dias na cidade, mas se hospedam na capital.

Entre suas atrações mais visitadas, estão a Praia de Icaraí, principal bairro de Niterói, com as pedras de Itapuca e do Índio; o Caminho Niemeyer, conjunto arquitetônico que contém, como centros culturais, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, a Praça Juscelino Kubitschek, o Teatro Popular de Niterói, a Estação Hidroviária de Charitas, a Fundação Oscar Niemeyer e outros quatro projetos em andamento e o Complexo dos Fortes de Niterói.

 

Principais pontos turísticos

Icaraí

Principal bairro de Niterói, possui belo urbanismo e contém dois monumentos naturais famosos, as pedras de Itapuca e do Índio, pontos para pescadores locais e apreciadores da Praia de Icaraí e do resto da Baía de Guanabara. Ostenta o título de ser um dos mais belos, cosmopolitas e pujantes bairros da cidade.

 

Caminho Niemeyer

Um complexo arquitetônico e um corredor de aparelhos culturais sob o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, concentrado no Centro da cidade mas com alguns edifícios em outros bairros, especialmente pela orla. É composto pelo Museu de Arte Contemporânea de Niterói (o prédio mais famoso), o Memorial Roberto Silveira, a Fundação Oscar Niemeyer, o Teatro Popular de Niterói, a Praça Juscelino Kubitschek, o Museu Petrobras do Cinema Brasileiro (em construção) e a futurista Estação de Barcas de Charitas.

 

Cantareira

A Cantareira é como popular e festivamente é chamada a Praça Leoni Ramos e seus arredores, no histórico bairro de São Domingos. Também é chamada de "Lapa de Niterói", em comparação ao bairro da Lapa na cidade do Rio de Janeiro, reduto da boêmia, à medida que em volta da Praça Leoni Ramos há vários bares, pubs e restaurantes em construções históricas, frequentados por jovens e estudantes universitários. Ainda nas nas casas da vizinhança abrigam dezenas de ateliers de artes plásticas, formando um corredor cultural e artístico, que lembra o bairro carioca de Santa Teresa. Abriga o espaço cultural Estação Cantareira - em um edifício histórico que deu apelido ao lugar - restaurado e adaptado a esse fim.

 

Fortaleza de Santa Cruz

A Fortaleza de Santa Cruz, com seu complexo arquitetônico imponente e grandioso, causa ao observador o impacto do susto e o apaziguamento da beleza. As celas de prisioneiros, a lembrança das câmaras de tortura, as grades impenetráveis que miram a antiga forca vigiada por guarita interna, as marcas de fuzilamento no paredão; a capela de Santa Bárbara, em estilo colonial, são elementos que constituem a Fortaleza.

 

Forte do Pico e Forte São Luís

As construções do pico ainda preservam com imponência e grandiosidade guaritas e muros de pedra já cobertos de vegetação, dois imponentes portões de acesso, corredores, galerias e túneis carregados de mistério e largos pátios rochosos.

 

Costão de Itacoatiara

Este monolito rochoso adentra o oceano, formando a Ponta de Itacoatiara. Com aproximadamente 250m de altura, esta rocha pertence ao Parque Estadual da Serra da Tiririca e possui uma vegetação predominantemente rupícola, com muitas bromélias e orquídeas, além de dois "oásis" de Mata Atlântica, um em seu cume e outro em sua encosta leste.

 

 

Campo de São Bento

O parque, grande área verde do bairro Icaraí, é frequentado assiduamente pela população. Abriga um pequeno parque de diversões e, nos fins de semana, uma feira de artesanato. oferece inúmeras atrações, como retrata, encontros do Clube do Curió, reuniões do grupo Otakontro em Niterói, exposições, lançamentos de livros, shows, cursos e apresentação de filmes e vídeos.

 

 

Educação

Niterói tem o melhor nível de alfabetização do estado do Rio de Janeiro. É nessa cidade que se encontram as principais estruturas da Universidade Federal Fluminense, bem como a maioria de seus cursos.

Além de contar com as seguintes instituições de ensino superior privadas:

  • Centro Universitário Plínio Leite - UNIPLI
  • Escola Superior de Ensino Helena Antipoff - ESEHA
  • Faculdade do Centro Educacional de Niterói - FACEN
  • Conservatório de Música de Niterói - CMN
  • Faculdades Integradas Maria Thereza - FAMATh
  •  Instituto Superior de Educação La Salle - ISE La Salle
  •  Universidade Estácio de Sá - Estácio
  •  Universidade Salgado de Oliveira - Universo
 

A educação no município é marcada pela presença do Colégio Pedro II - UNED, única escola secundarista federal da cidade e pela Faetec Henrique Laje, que, por sua vez, são os melhores colégios públicos da região. Também há a Fundação Municipal de Educação, que atua em noventa unidades escolares da Rede Municipal de Educação; 36 creches comunitárias; dezoito Unidades de Educação Infantil; 36 unidades com ensino Fundamental; na Educação de Jovens e Adultos (EJA), atendida em quinze Unidades de Ensino fundamental; no Programa de Educação; na Leitura e Escrita –PELE, em cinquenta Instituições e/ou escolas (875 alunos), (dados de julho 2007) e cem por cento das unidades escolares possuem alunos com necessidades especiais (cerca de setecentos alunos).

Em 2007, foi concluído o projeto municipal para erradicar o analfabetismo, que apesar da redução do índice, não atingiu o objetivo. Niterói conta com 3,55% de analfabetos (pessoas com mais de quinze anos), enquanto que a estarrecedora média nacional é de 13,63%.

 

Cultura

Niterói é um dos maiores centros histórico-culturais do Brasil, pois tem sua cultura caracterizada por vilas de pescadores (Jurujuba), fortalezas, museus e monumentos futuristas, como o Museu de Arte Contemporânea, o símbolo do município, construído pelo arquiteto modernista Oscar Niemeyer e o Teatro Popular de Niterói.

 

Gastronomia

A gastronomia de Niterói é bem marcante, pois atravessa gostos diversos, desde frutos do mar e cozinha mineira até as cozinhas portuguesa e australiana.

 

Números

  • Cerca de 100% do município tem água tratada.
  • 97% do território de Niterói é coberto pelo tratamento de esgoto, enquanto a média nacional é inferior a 20%;
  • 97,45% da população acima de quinze anos é alfabetizada; censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2010.

 

Saúde

Possui uma ampla rede de clínicas especializadas e hospitais públicos e privados, dentre os quais se destacam o Hospital Universitário Antônio pedro e a rede de saúde da Amil, com várias unidades do Hospitais de Clínicas.

 

Segurança

Possui dois batalhão de polícia militar (12º BPM e Batalhão de Polícia Rodoviária), além de diversas delegacias especializadas, um Centro de Polícia Técnica além da Guarda Municipal.

 
 
Fim do conteúdo da página